quarta-feira, 30 de junho de 2010

Não é fome, é vontade comer!


Não sei você, mas eu sou cheia das 'fases da apetite'. Há períodos em que eu só quero comer doce, outros em que comer é um sacrificio desnecessário tamanho é meu enjoo diante da comida e outros ainda em que como tudo o que ver pela frente. A julgar pelo meu comportamento eu diria que estou numa fase comilona, porém de uma forma muito específica.
Quando estou no meio dos meus exercícios aeróbicos e abdominais só penso em massa e barras de chocolate, cheguei ao ponto de ir pra beira do fogão às onze da noite pra preparar brigadeiro sem leite condensado, este que ao ficar pronto custou a descer goela abaixo pois já não tinha a menor vontade. Tudo isso pra afetar o resultado das minhas atividades físicas, atacando meu psicológico com armamento pesado!
Mas a minha tara do momento não é essa, acredite se quiser, a qualquer hora do dia ou da noite minha boca saliva por salada. Ainda mais depois do tempero novo que inventei (marinada de limão, mostarda, cebola, orégano e um pingo de pimenta), não tem pra ninguém. Ontem, durmi pensando na salada e mesmo tendo almoçada um pratão de salada no almoço de hoje às 2 horas da tarde já estava pensando na salada da noite!
Contudo, devo graças pela comilança super light, ou não? Eu poderia estar comendo chocolate e enchendo a cara de espinha, ou me empaturrando minhas banhas de macarrão e gordura, mas não. Estou comendo alface!

terça-feira, 29 de junho de 2010

A coisa mais cansativa do mundo


Carregar fardos de areia nas costa, o dia todo, pode ser cansativo, mas nada é tão cansativo como não fazer absolutamente nada. Imagine sair de casa, chegar no seu trabalho sentar e ficar ali durante 8 horas consecutivas sem trabalhos braçais, telefônicos ou tecnológicos, simplemente cruzar os braços e esperar o tempo passar. Cansou? Eu cansei só de pensar. Tem sido assim meus primeiros dias de trabalho já que não me agendaram uma aulinha sequer e nesse marasmo fico pensando como é que nossos políticos aguentam ficar lá câmara sem fazer nada pelo povo, que é justamente sua função. Ah, claro que estou sendo injusta, pois isso é só quando aparecem por lá e nas vezes em que acontece não ficam totalmente parados, estão bolando novas estratégias para passar a perna no povo!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Canjica com amendoim minha acompanhante durante o jogo do Brasil


Liberada do trampo pra assistir ao jogo do Brasil contra o Chile, cheguei em casa louca por uma comidinha gostosa, que fosse doce de preferência, e como já havia uma semana que ensaiava de fazer a famosa canjica com amendoim, numa tarde de ventinho chato como hoje foi uma ótima pedida.

1/2k de milho para canjica (eu gosto da amarelinha)
2l de água

Cozinhei por 30 minutos na panela de pressão e após o primeiro tempo, durante o intervalo do jogo acrescentei

1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
10 cravos da índia (coloquei menos, porque detesto morder cravo no meio da degustação)
250g de amendoim torrado e moído grosseiramente (sinta-se a vontade para aumentar a quantidade, desde que não se importe de ter uma bela dor-de-barriga)
Ah, e 3 pauzinhos de canela. Deixe os ingredientes apurando por uns 10 minutos, até que fique bem cremoso ou pra quem gosta de sopinha acrescente 2 xícaras de leite.

Ínicio do segundo tempo, 2x0 pro Brasil, eu com minha tigela borbulhante de canjica com amendoim nas mãos tomando cuidado pra não queimar a língua... Delícia!!!! Depois dessa uma caminhadinha pra compensar as calorias. Como se eu ligasse, mas a caminhada foi serissíma!!!! Aahauauahuh. E 3x0 pro Brasil, o primeiro jogo que conseguiu mexer com a emoção! Estamos no caminho...

Jogadores comemoram o terceiro gol, marcado por Robinho, eleito o craque da partida.

domingo, 27 de junho de 2010

Vou torcer contra, agora!


Gana era minha segunda seleção nessa Copa, a vitória sofrida com direito a prorrogação contra os EUA, ontem, me obriga agora a torcer contra a única representante africana na competição. Isso porque, vencendo o Chile como eu acho que o Brasil fará (4X0 pra 'nóis') e Gana vencendo o Uruguay (não vou nem cutar o placar) minhas seleções se tornam rivais. Claro que o Brasil é meu favorito, mas ainda não sei se nossa seleção tem gabarito pra passar por cima de Gana, reconheço que a técnica desta não tão superior a do Brasil, mas os caras além de grandes estão jogando forte e muito bem na defesa. Vamos esperar pra ver!

*E a Argentina é, talvez, uma das poucas seleções que está mostrando à que veio!
Brasil X Argentina na final?!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

E se apagassem a luz?


Como deve ser não enxergar, abrir os olhos e não ver nada, olhar e não saber que cor é ou as características de um objeto sem tocar nele? Eu não me imagino sem o sentido da visão, por mais que eu adore andar pela casa com as luzes apagadas, principalmente quando chego da balada e não quero fazer barulho, não sei o que seria de mim sem meus olhos.
Na escola onde trabalho conheci uma aluna que tem apenas 5% da visão, ou menos, todas as atividades precisam ser contornadas com hidrocor preta pra que ela enxergue alguma coisa. Além disso ela tem um acompanhamento fora da escola onde aprende braile e tem algum apoio pedagógico decente já que na escola o acompanhamento, pedido milhares de vezes, não chega nunca. E mesmo com tudo isso, a força de vontade dela é digna de admiração, lê e escreve enfiando os olhos nas folhas do caderno, literalmente, nas vezes em que a professora arranja tempo para contornar as linhas do caderno e algumas das atividades de alfabetização que são dadas na sala de aula.
A inclusão é um projeto muito bonito, mas na prática os resultados dependem muito exclusivamente do próprio indivíduo que será incluído e geralmente quanto maiores suas limitações, menos interesse e consequentemente menos ainda aprendem. O trabalho pedagógico aliado a um apoio familiar incondicional e interessado junto ao um apoio individual especializado daria melhores resultados no processo de aprendizagem de crianças portadoras de alguma deficiência. E mais garotos e garotas como a que conheci hoje teriam acesso aos conhecimentos formais e saberiam processar os informais com mais facilidade.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pra quem você pagava pau na escola?


Esse negócio de reencontrar as pessoas depois muito tempo é engraçado. Você repara o quanto ela mudou, nem sempre pra melhor, se dá conta que o tempo passou tão rápido e seu pensamento mudou radicalmente. Essa semana reencontrei dois ex-colegas de escola, o primeiro foi um rolinho que nunca deu certo e o segundo eu me dizia apaixonada (nem sabia o que era isso, coitada!). Quando os vi a primeira reação foi de estranhamento, "eu gostava mesmo disso?!", não que eles fossem feios, mas não tem nada ver com os tipos que eu gosto. Achei tudo muito insosso e fiquei com muita vergonha! Em compensação, no fim de semana reencontrei um outro, que esse dava gosto, pensei comigo "agora, sim!". Mas o melhor de tudo ao ver que o tempo passou é notar o quanto nós melhoramos e que estamos cada mais perto da perfeição!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Meu primeiro dia oficial de 'trampo'!



Muitas sonharam ser paquitas, eu tinha outros planos


Quando eu era criança sempre quis ser a aquela moça que sorteia os números da Telesena (até hoje eu tenho alguns sonhos atípicos, muitas quiseram ser paquitas porque eu não poderia ser a moça das bolinhas do bingo?), esse fim de semana posso dizer que realizei. Na quermese beneficente da comunidade onde participo fui convidada pra girar o globo e sortear os números do bingo. Foi divertido, mas claro que atrapalhada do jeito que sou tinha que ter das minhas. No meio da última rodada do bingo, enquanto eu ainda girava o globo a tampa escapou, pares e pares de bolinhas cairam no chão do palco, e o pior é que tinha uma fenda ali que por obra divina não engoliu nenhuma bolinha, uma delas foi para debaixo de uma caixa de som oca que servia na ocasião como banco. Disfarçadamente o locutor do bingo afastou a caixa e eu peguei a bolinha. E mais, quando foi cantada a última bolinha, o globo quebrou de vez e as bolinhas não saiam nem a pau, respirei aliviada porque o bingo já tinha seu vencedor! Ufa!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ansiedade inconsciente

Não me considero uma pessoa ansiosa, isso porque minha ansiedade não se traduz em atitudes conscientes. Explico: toda minha ansiedade vai pros meus sonhos. Desde que fui convocada para o cargo de professora (começo na segunda-feira) não páro de sonhar que estou dando aulas de matemática sobre a copa. Coincidência ou não, li um post no blog Jornalismo Antenado sobre isso "A matemática das Copas do Mundo" , o que reforçou ainda mais o sonho, em cada detalhe pedagógico. Tem uma aula pronta na minha cabeça! Se eu dormisse a noite toda era ótimo, mas acordo toda hora achando que é hora de levantar, durmo de novo e sonho tudo novamente...

E agora, tudo o que um professor não deve fazer:

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ana Maria que gostava de pitanga e subiu no pé de manga pra roubar maracujá!


Voltando do meu exame admissional dei de cara com várias goiabeiras avançando seus galhos para fora de um terreno. Notalgia total, apesar de não ter morado na roça, minha infância foi marcada por essas árvores! Quando eu era criança havia um terreno baldio do lado de casa e pra que as pessoas não jogassem lixo ali minha mãe resolveu fazer do terreno uma "rocinha" que veio a salvar minha família da fome, não muito tempo depois, quando meu pai ficou desempregado. Eu não lembro, mas meu pai não come mamão até hoje, porque no começo era só o que tinha, era mamão no café-da-manhã, almoço e jantar, puro, cozido, assado, salgado, doce, verde, maduro, etc.
A casa do lado do terreno também tinha muitas árvores frutíferas, ameixa, manga, caju e fruta-do-conde. A gente, crinaças do quarteirão, vivíamos roubando manga verde e fruta-do-conde que despencavam sobre o muro do terreno baldio. A ameixa era mais difícil, porque ficava bem na frente na casa e era muito alto pra nós, mas de vez em quando arriscávamos. Outra vizinha tinha uma goiabeira, nós ensacávamos as goiabas pros passarinho não comerem e formarem larvinhas dentros delas e quando madurava subíamos nos galhos colhendo e comendo ali mesmo.
Bons tempos! Ainda tinha as viagens em que pé de manga era o protagonista, voltámos pra casa empanturrados e com as malas cheias de mangas. E quantas vezes fomos no canavial, buscar cana? Era uma farra, fingíamos que o canavial era uma selva e o resto da tarde, sentados na porta da cozinha da minha tia, nos deliciávamos até sobrar só o bagaço e a bagunça da cana! Teve ainda a desconhecida Jambolão que foi apresentada pela minha tia sergipana no parque zoológico, quase depenamos a árvore!
Agora nem lembro qual foi a última vez que comi fruta do pé, na horinha! Só do mercado mesmo, mas o gosto nem se compara. Se bem que na casa da minha vó tem um pé de acerola, ainda assim não se compara a essa infância mais fruta doce! Olhei na goiabeira pra ver se tinha uma frutinha, ahhhh nem sinal! O jeito é comprar um sítio e fazer um pomar!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A lendária 3X4


Estou quase entrando no mundo dos trabalhadores, que emoção! Começa a fase dos preparativos, xerox de n documentos e... quem é que fica bem na foto 3x4? Só garoto propaganda de carterinha de estudante!
Nem me lembro a última vez que posei pra fotografia 3x4. Acho até que nem existia câmera digital! Tudo muito moderno, dá pra ver na hora e decidir se gostou, se não é só apagar e fotografar de novo (pareço uma velha falando!). Claro, que comigo não adianta fazer muita pose, tirei a primeira e resolvi tentar a segunda, ficou pior. E o fotográfo (que pra variar era gatissímo, não era meu tipo, ainda assim gato!) com toda paciência do mundo dizia que se eu não gostasse ele tirava de novo. Acabei ficando com a primeira mesmo.
Quando fui buscar a revelação (ainda usa-se esse nome?), caramba! Como eu sou cabeçuda! Poderiam integrar à fotografia digital o photoshop também!

*Pode sorrir na foto 3x4?

terça-feira, 15 de junho de 2010

Guarda os rojão Seu Zé!

Jong Tae Se chorou durante o hino e deu trabalho pros brasileiros.

E quem estava esperando 4 gols da seleção brasileira economizou rojão! Nessa Copa não tem espaço pra subestimação muito menos pra auto-superestimação, das grandes favoritas apenas a Alemanha ganhou de goleada, sem contar o bom jogo das seleções africanas como Gana e Costa do Marfim que ao meu ver jogaram demais e o empate inesperado da Nova Zelândia sobre a Eslováquia.
Escutei muita gente apostar até acima de 3 gols contra zero, do Brasil sobre o Japão, com a seleção que todo mundo reclamou, foi uma estimativa bem estranha! O primeiro tempo passou e acabou que nem vi, foi o mesmo que nada. Kaká estava se arrastando no chão toda hora; Luis Fabiano além de estar em posição de impedimento toda vez, era uma falta atrás da outra (isso porque quase não houve faltas); Michel chutava bem, mas não acertava o gol; o time todo esperando um milagre em vez de furar o bloqueio do japoneses e arriscar mais gols. Foi muito chato ficar ouvindo Casagrande e Galvão Bueno tricotando sobre as Copa antes de eu nascer!
Segundo tempo dois gols, superou minhas expectativas de 1X0 pro Brasil, finalmente o Dunga me ouviu e arrancou o Kaká do campo e aí ninguém esperava um gol do japão. Mas ganhamos, né, é o que importa. Espero que com mais pressão, que provavelmente será o clima dos próximos jogos o Brasil mostre mais jogo. Ainda não acho que vamos ganhar de goleada, a seleção vai entrar pra não tomar gol num jogo fechado e gol será uma questão de sorte e oportunidade tática.

*Acordei com vuvuzela nas zureia e pelo jeito vou com esse barulho, se eu pudesse eu proibia!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Me chamaram, agora vai!


Eu deveria esperar antes de soltar os fogos de artifício, mas eu não vou conseguir. Depois de 4 anos e meio estudando e prestando concursos como uma louca desvaraida, finalmente fui convocada pra nomeação, na secretária de educação aqui do meu município.
No último feriado quase tive um troço quando vi meu nominho publicado no edital, quando no dia da nomeação fiquei contando quantas pessoas estavam na minha frente e por muito pouco não era dessa vez. Voltei pra casa meio decepcionada com a esperança no coração, afinal passei a ser a 2ª da lista e as chances de que algumas das que foram nomeadas desistissem por qualquer motivo eram grandes. A semana passada foi a mais cumprida da minha vida!
Hoje, acordei, levantei e com muito custo troquei de roupa e fui na biblioteca consultar o jornal. (Isso depois do jogo, né! Acho que viciei nessa parada!) Abri o jornal e fui passando calmamente as páginas como se estivesse interessada nas notícias (Li mesmo só o caderno de esportes, nossa seleção está confiante!), quando dei de cara com a página inicial dos classificados, senti um frio na barriga. Imóveis, veículos, empregos, serviços... Aleleuia! Edital. Concurso 004/2010 Profº Educação Básica Ensino Fundamental, classificação 63º: Eu!
É bom demais quando as coisas saem do jeitinho que queríamos (mesmo que com atraso, na nossa visão), nem sempre a nossa vontade é a Deus, mas quando é "que vontade de chorar, de emoção! Tomara que tudo dê certo dessa vez, seja feita a vontade do Pai!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ei, mulher também gosta de futebol!

Lodeiro o primeiro gato, quer dizer, jogador expulso na Copa!
Logo na estréia?! Pode chorar no meu ombro, eu deixo, rsrs!

Nem lembrava que gostava tanto de futebol. Uruguai X França, acompanhei cada jogada como se fosse o Brasil ou meu time do coração em campo. O jogo foi uma porcaria, nem parecia Copa do Mundo, uma marcação tão boa merecia pelo menos um passe concluído com êxito. Fora isso gostei de assistir, há muito tempo não fazia isso, claro que gostei mais de criticar cada falta, cada passe de bola, ataque e defesa. (Ah, admirar a beleza física dos jogadores também faz parte, cada francês... e uruguaio, hummm! Se bem que sempre há as excessões.) Pena que não dá pra assistir todos os jogos, né!

*Destaque pro bandeirinha que não errou nenhuma vez!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Meios de transportes... aí eu não aguento!


Eu sou do tipo enjoada, porém não se trata do pejorativo da palavra. Andar de carro, ônibus ou elevador pode ser uma atividade normal pra maioria das pessoas, mas para mim é uma provocação desnecessária para regurgitar tudo o que comi naquele dia. É como estar a bordo de um navio que balança sem parar, fica subindo e descendo, subindo e descendo de novo. Acho que vou vomitar! Tem um filme, não me lembro o nome, em que a protagonista sofria desse mal e quando eu disse que passava pela mesma situação duvidaram. No filme poderia ser até engraçado, mas na prática não é nada legal!
Ontem após um cachorro-quente delicioso, fui ao supermercado com meu pai e quanto mais ele acelerava o carro, mais eu queria me virar do lado contrário, por as tripas pra fora e acabar com aquela agonia. Tarefa difícil foi comprar a comida, escolher qual levar, passando mal como uma condenada! Tudo parecia tão nojento. Ao fim das compras eu já queria levar tudo, mas quando saí do supermercado e avistei o carro exclamei "Temos que ir de carro mesmo?!"

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O ser humano e suas limitações


A superação é o que move a vida, hoje esbarrei muitas vezes nessa questão aqui na minha cidade. Acho hipócrita dizer que não há preconceito e cinismo demais garantir que aparência não importa. Há um padrão, mas há também novas leis que tentam superar esse esteriótipo, é o caso das cotas. Sou a favor destas no caso de contratação empregatícia de portadores de deficiência, pois de outra maneira estariam encostados apenas na aposentadoria por invalidez como se fosse uma fruta podre que estragaria as demais. O resultado de cotas como essa é que a pessoa portadora ganha uma satisfação pessoal riquissíma e o mercado ganha em diversidade e reconhecimento ao passo que chega a amplitudes desconhecidas que o farão movimentar-se e evoluir a uma sociedade mais justa e de todos. Claro que isso não vai acontecer de uma hora pra outra, há muito por que lutar! Hoje vi muitas dessas pessoas desenvolvendo trabalhos que outras, ditas "normais", não executariam com a mesma perfeição, se elas estão lá é porque alguém lhes deu essa oportunidade para mostrar que ser diferente é normal e pode ser até melhor!

Um caso em particular é um homem (não sei especificar de qual defiência ele é portador) que como cobrador faz uma linha interurbana de ônibus na região, pros desavisados o ar é de desconfiança, principalmente se esperam pelo troco, ficam pensando "será que ele sabe contar?" ou se precisam de informação pra chegar em algum lugar, "será que ele é capaz de pensar?". A maioria já se acostumou a ele, sabem que é um bom funcionário, e quando há troco, esperamos que ele atenda os demais (porque ele demora um pouquinho) pra em seguida nos dar o troco certinho!
Eu já tive um certo preconceito, mas depois que desenvolvi um trabalho pedagógico com uma criança com limitações físicas vi o quanto eu era ridícula, são mais raçudos que nós.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Hoje estou explodindo de felicidade!


3 de junho dia em que tudo começou a dar certo! Quem puder reze por mim, quem não puder rezarei por nós dois!

Vamos ser feliz!:D

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Como se esvazia uma cabeça cheia?


Ter várias coisas na cabeça é de enlouquecer qualquer um, agora imagine ter uma única coisa enchendo sua cabeça até o ponto de quase explodir... é de enlouquecer muito mais. Um sino tocando ritmatimadamente o dia todo no meu cerébro incita um colapso de estresse-nervoso. Não aguento mais ouvir minha mãe com o mesmo sermão todos os dias (as poucas horas da semana, porque ela trabalha muito) que ao vez de ajudar (que é a intenção dela) só me coloca pra baixo, não tenho paciência de explicar ou contestar as coisas que ela diz, então fico escutando ela me acusar de ser incapaz. Sei lá, ela tem um jeito de fazer com que eu me sinta imbecil, mesmo que eu saiba que não sou. Qualquer hora dessas eu me dou um tiro na cabeça!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Brigadeiro sem leite condensado!


Hoje me veio uma vontade de comer uma guloseima de chocolate derretido. Pensei no brigadeiro, mas sem leite condensado como poderia? Aí tive a ingênua de idéia de digitar no Google RECEITA DE LEITE CONDENSADO, como não há leite em pó de jeito nenhum aqui em casa então digitei BRIGADEIRO SEM LEITE CONDENSADO e encontrei uma receita muito parecida, porém menos calórica:

1 copo de leite
4 colheres de chocolate em pó
2 colheres de margarina
3 colheres de açucar

Coloquei todos os ingredientes numa panela e levei ao fogo, a mistura começou a ferver e eu comecei a duvidar que daria certo, fiquei mexendo uns 15 ou 20 minutos e o negócio começou a dar liga. Deixei no ponto de calda para cobertura pra cobrir o brownie que eu iria preparar enquanto a dita cuja esfriava. Não fica igualzinho o original, mas fica quebra um galhão de doçolátras e chocolátras como eu.

Fugindo dos assaltantes


Sozinhas em casa, minha irmã e eu. Quando penso que não uma quadrilha invade a minha casa. Ao que parece os ladrões não esperavam que nós estivessemos em casa, mas pro azar deles ou nosso estávamos. A quadrilha era composta por três integrantes, duas gordas velhas carcomidas com jeito de pirigueti e um velho barrigudo com cara de safado, todos aparentavam ter cerca de 45 anos.
Enquanto o velho se encarregava de averiguar os objetos que seriam roubados, as velhas ficavam peitando minha irmã e eu no corredor do quintal. Percebi que daria conta das duas ao comparar meu porte físico com o delas, isso se elas não resolvessem sentar em cima de mim, então as distraí e minha irmã saiu correndo portão afora, pra casa da vizinha da frente que sempre deixava o cadeado do portão da casa dela aberto. Num joguete de bobinho, consegui me desvencilhar das duas e também corri pra vizinha, consegui trancar o portão antes que a velha mais ridícula de batom vermelho todo borrado me alcançasse com aquelas mãos que sabe se lá onde estiveram. Ela voltou pra minha casa gritando coisas inintelígiveis, a adrenalina que ainda fluía em mim não me deixava compreender.
A vizinha não entendeu o que estava acontecendo, eu mal falava bom dia pra ela e de repente entro assim na casa dela. Após explicar, enquanto ela ligava pra polícia, fui até a janela ver se haviam ido embora. Nem sinal dos meliantes, voltei à minha casa cautelosamente e minha prima estava lá desesperada desmontada meu computador, disse que chegou lá e os banadidos já foram ameaçando-a e mandando-a cooperar. Perguntei onde eles estavam e ela disse que haviam ido buscar o carro pra transportar as coisas grandes. Fiquei brava com ela e disse que ela deveria aproveitar o momento para fugir, ela estava tão atordoada e com tanto medo de morrer que nem raciocinou!
Já que o computador estava quase desmontado resolvi salvá-lo, atravessava a rua correndo com as peças na mão, minha prima vinha atrás. Voltei pra pegar a CPU e quando estava no quintal o carro da quadrilha estacionou na garagem. O medo me pegou, só nesse momento pensei que poderiam estar armados e que eu poderia morrer. Não tinha a menor idéia de como iria escapar, se fosse ia dar de cara com eles, se ficasse cedo ou tarde me encontrariam. Me espremi na porta da cozinha e fiquei esperando meu momento. A polícia chegaria a qualquer momento, mas não chegou. Eu acordei sem saber se escapei ou não! Odeio quando acordo antes do desfecho do sonho, principalmente se aspira adrenalina pura!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...