quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Jornalismo do medo


Por mais que saibamos que a televisão é uma fábrica de alienação isso não nos faz imune ao poder que ela tem sobre nossas mentes. Eu sempre dou graças aos céus por terem inventado o cartão de crédito e débito, porque assim evito estar em contato com dinheiro vivo, diminuindo, na minha visão, as chances de ser roubada. Mas hoje eu precisava ir ao banco retirar dinheiro no caixa eletrônico, porque é sempre bom estar com algum já que nem todo lugar é tão moderno a ponto de aceitar pagamentos com cartão. Parei diante do banco, avistando os caixas eletrônicos, e tudo o que eu conseguia ouvir na minha cabeça eram as notícias do jornalismo da record, que mais parecem reprises de seriado, das saidinhas de banco. Já me imaginei sendo assaltada e perdendo a grana, entregando senha de cartão e o escambal! Eu sempre evito tirar dinheiro, mas só hoje me dei conta de onde se origina meu receio.
Não sei se é meu jeito torto de enxergar as coisas, mas quando eu assisto essas notícias fico com a impressão de que em estou em Sodoma e Gomorra, que o apocalipse chegou e o inferno é aqui. Me sinto cercada pela violência por todos os lados. A esperança no ser humano se findou! Se soassem como um alerta ainda vai lá, mas eles se utilizam tanto do supersensacionalismo que parece que tudo bem que troquemos as ruas por por presídios, chamados de lares. Tudo bem que o mundo não é nenhum mar de rosas, porém é desnecessária essa cultura do medo que insistem em nos pregar.
Contudo notícias assim não é mérito exclusivo da rede record as outras redes de tv também retem mais tempo numa notícia sobre violência, ou pior numa meramente informativa sem nenhum significado pra nossa vida, do que com uma notícia de conteúdo crítico. Nesse padrão entreter, noticiar se tornou sinônimo de abestalhar, amedrontar.

3 comentários:

  1. Oi Michelle, tudo bem?

    Queiramos ou não, a televisão é agragadora de informações e como tal, formadora de opiniões. Haja vista as novelas e os telejornais. Penso que devemos continuar assistindo, mas procurar outros meios de informação, até para que tenhamos mais parâmetros de comparação.

    Bju,

    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Michelle:
    Eu assisto diariamente 3 ou 4 noticiários e que, como todos,só veiculam notícias ruins. Entram por um ouvido e saem pelo outro. Por que? Porque há anos eu me dou ao trabalho de focar minha atenção somente no que me interessa e/ou me dá alegria. A cultura da medo já está instalada faz um bom tempo, mas não precisamos nos deixar afetar por ela.
    abração
    Atena

    ResponderExcluir
  3. É uma fabrica de paranóia .... não tem jeito. Agora, esse negócio de não pegar dinheiro vivo e ser assaltada não é tanto assim .... as vezes com o cartão de débito e crédito acabamos sendo assaltados pelas operadoras. Medo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...