quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A graça dos papagaios


Aqui na minha região, chamamos de pipa. Particularmente, nunca vi muita graça nessa brincadeira "de menino". Ficar lá paradão, olhando a pipa zigue-zaguear no ar, puxa linha, solta linha. Mas, eis que descobri, ou melhor clareei em minha mente, a verdadeira diversão maquiavélica, por trás de tão inocente recreio folclórico.
Meu vizinho é um exemplo clássico dos meninos-pipeiros aqui do bairro, só que numa escala digamos que um pouco mais viciosa (patologica até), fica o dia todo olhando pro céu. Às vezes é porque está soltando pipa, outras porque está observando alguém que o faz, mas em todas as vezes a atração principal é a hora de tirar relo*.

Pipas no ar, preparar, apontar: JÁ!
A pipa vermelha se aproxima da azul, esta vai se aproximando da escarlate a esquerda. A azul chapa** a escarlate. Uma pipa verde, aparece não sei de onde. Quem irá tirar o primeiro relo? Puxa linha, solta linha, puxa linha. A amarela vem corrupiando***, dá a volta cerca todas elas. Que disputa emocionante! A vermelha manda busca****. Puxa Linha, solta linha, puxa de volta. Cortou! Cortooooooooooou! Ééééééééé de quem pegar a pipa primeiro, agora.

Arria***** todo mundo e sai aquela molecada, atrás da pipa que vai caindo lentamente. Parece que está brotando garotos de todas as direções e que a pipa é feita de ouro!


*Tirar relo - cortar a linha do “adversário”
*
*Chapar - encontro de duas pipas de modo que se enrosquem sem se cortar.
***Corrupio - pipa rodando no alto
****Mandar busca - buscar a linha de outro pipeiro para cortar
*****Arriar - abaixar a pipa para recolhê-la

2 comentários:

  1. Oi Michele,

    Muito boa a sua crônica! A gente vive cercada de garotos soltando pipa. Aqui na minha rua (moro num morrinho) vem todo mundo pra frente da minha casa soltar pipa porque venta bastante. Ótima idéia escrever esse vocabulário dos garotos, a gíria deles. É uma coisa mesmo, eles ficam doidos. Quando a pipa cai aqui em casa, os garotos não querem saber, saem pulando o muro, fazem qualquer coisa...rsrsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Japão é um outro nome que não me lembro agora
    bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...