quinta-feira, 24 de junho de 2010

E se apagassem a luz?


Como deve ser não enxergar, abrir os olhos e não ver nada, olhar e não saber que cor é ou as características de um objeto sem tocar nele? Eu não me imagino sem o sentido da visão, por mais que eu adore andar pela casa com as luzes apagadas, principalmente quando chego da balada e não quero fazer barulho, não sei o que seria de mim sem meus olhos.
Na escola onde trabalho conheci uma aluna que tem apenas 5% da visão, ou menos, todas as atividades precisam ser contornadas com hidrocor preta pra que ela enxergue alguma coisa. Além disso ela tem um acompanhamento fora da escola onde aprende braile e tem algum apoio pedagógico decente já que na escola o acompanhamento, pedido milhares de vezes, não chega nunca. E mesmo com tudo isso, a força de vontade dela é digna de admiração, lê e escreve enfiando os olhos nas folhas do caderno, literalmente, nas vezes em que a professora arranja tempo para contornar as linhas do caderno e algumas das atividades de alfabetização que são dadas na sala de aula.
A inclusão é um projeto muito bonito, mas na prática os resultados dependem muito exclusivamente do próprio indivíduo que será incluído e geralmente quanto maiores suas limitações, menos interesse e consequentemente menos ainda aprendem. O trabalho pedagógico aliado a um apoio familiar incondicional e interessado junto ao um apoio individual especializado daria melhores resultados no processo de aprendizagem de crianças portadoras de alguma deficiência. E mais garotos e garotas como a que conheci hoje teriam acesso aos conhecimentos formais e saberiam processar os informais com mais facilidade.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...