terça-feira, 25 de maio de 2010

Liderando


Se tem uma coisa que eu detesto é assumir o posto de líder de alguma coisa, não só porque os canhões dos críticos se voltam todos sobre o capitão, mas também por razões que nem eu saberia classificar direito. Tenho meu ideal de líder e sei que é algo um tanto quanto complicado, além de acarretar responsabilidades grandiosas. Sem contar que "mandar" exigi coerência, é impresindível saber onde está se metendo todo o grupo.
Já reparou como os adultos são cínicos e hipócritas, há os mandados que fingem concordar com a liderança e há o líder que segue a linha do "faça o que digo, mas não faça o que faço"! O lugar onde sinto minha capacidade de liderança fazer a diferença, física e cognitivamente, é no meio da criançada. É o único momento em que me sinto segura quanto as minhas decisões, no meio deles não me sinto frágil! Porque acredito que as crianças são muito mais sinceras não fingem que nosso trabalho está dando resultado quando é evidente que não está.
Há muitas crianças "diabinhas", porém mesmo quando são cruéis apenas indicam que minha liderança precisa ser melhor redirecionada, enquanto que os adultos (esses sim muito cruéis) fingem ideiais que não existem. A criança pede ajuda, o adulto não tem conserto!

6 comentários:

  1. Nem todo lider merece nossa consideração,lider que merece é aquele que o poder não sobe a cabeça esses desvairados,lider é aquele que tem capacidade de exercer a liderança mas que valoriza a todos da mesma forma,nada é difinitivo.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Mi,

    Parabéns pela postagem.
    Ser líder não é apenas ter o poder de decisão, mas sim, saber exercer a liderança com sabedoria, eficiência, agir de forma honesta, justa e com humanidade, não fazendo distinção entre seus comandados e valorizando o trabalho de cada um.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  3. Bem, Michele, vou indica-la como lider da seleção brasileira de futebol no lugar do Dunga ...ninguém ira critica-la ....

    ResponderExcluir
  4. Michele,"pau q nasce torto,nunca se endireita"... É por isso q "o pau quebra" direto! Se eu fosse bater em alguém,é claro q só daria porrada no chefe da turma;porque aí, depois da briga, o restante já taria tudo dominado! Ninguém escolhe ser um líder; se nasce líder! Mas vc sempre pode se recusar liderar claro.

    ResponderExcluir
  5. Penso que independete dos pontos abordados em seu post, devemos sim sempre buscar a liderança, mesmo assim meus parabéns pelo assunto interessante.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom texto e real em seu conteúdo, muito querem ser lideres e aplicam"faça o que digo, mas não faça o que faço" e as pessoas são envolvidas e acabam cometendo erros que muitas vezes são irreparáveis.
    Abraços forte

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...