quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ana Maria que gostava de pitanga e subiu no pé de manga pra roubar maracujá!


Voltando do meu exame admissional dei de cara com várias goiabeiras avançando seus galhos para fora de um terreno. Notalgia total, apesar de não ter morado na roça, minha infância foi marcada por essas árvores! Quando eu era criança havia um terreno baldio do lado de casa e pra que as pessoas não jogassem lixo ali minha mãe resolveu fazer do terreno uma "rocinha" que veio a salvar minha família da fome, não muito tempo depois, quando meu pai ficou desempregado. Eu não lembro, mas meu pai não come mamão até hoje, porque no começo era só o que tinha, era mamão no café-da-manhã, almoço e jantar, puro, cozido, assado, salgado, doce, verde, maduro, etc.
A casa do lado do terreno também tinha muitas árvores frutíferas, ameixa, manga, caju e fruta-do-conde. A gente, crinaças do quarteirão, vivíamos roubando manga verde e fruta-do-conde que despencavam sobre o muro do terreno baldio. A ameixa era mais difícil, porque ficava bem na frente na casa e era muito alto pra nós, mas de vez em quando arriscávamos. Outra vizinha tinha uma goiabeira, nós ensacávamos as goiabas pros passarinho não comerem e formarem larvinhas dentros delas e quando madurava subíamos nos galhos colhendo e comendo ali mesmo.
Bons tempos! Ainda tinha as viagens em que pé de manga era o protagonista, voltámos pra casa empanturrados e com as malas cheias de mangas. E quantas vezes fomos no canavial, buscar cana? Era uma farra, fingíamos que o canavial era uma selva e o resto da tarde, sentados na porta da cozinha da minha tia, nos deliciávamos até sobrar só o bagaço e a bagunça da cana! Teve ainda a desconhecida Jambolão que foi apresentada pela minha tia sergipana no parque zoológico, quase depenamos a árvore!
Agora nem lembro qual foi a última vez que comi fruta do pé, na horinha! Só do mercado mesmo, mas o gosto nem se compara. Se bem que na casa da minha vó tem um pé de acerola, ainda assim não se compara a essa infância mais fruta doce! Olhei na goiabeira pra ver se tinha uma frutinha, ahhhh nem sinal! O jeito é comprar um sítio e fazer um pomar!

Um comentário:

  1. Olá moça Michele!Tem um selo espernado vc!
    Muito bom seu texto, tão bom quanto com,er fruta do pé!Ahhh minha mãe se chama Ana Maria...Rsrss
    Abraço!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...