segunda-feira, 7 de junho de 2010

O ser humano e suas limitações


A superação é o que move a vida, hoje esbarrei muitas vezes nessa questão aqui na minha cidade. Acho hipócrita dizer que não há preconceito e cinismo demais garantir que aparência não importa. Há um padrão, mas há também novas leis que tentam superar esse esteriótipo, é o caso das cotas. Sou a favor destas no caso de contratação empregatícia de portadores de deficiência, pois de outra maneira estariam encostados apenas na aposentadoria por invalidez como se fosse uma fruta podre que estragaria as demais. O resultado de cotas como essa é que a pessoa portadora ganha uma satisfação pessoal riquissíma e o mercado ganha em diversidade e reconhecimento ao passo que chega a amplitudes desconhecidas que o farão movimentar-se e evoluir a uma sociedade mais justa e de todos. Claro que isso não vai acontecer de uma hora pra outra, há muito por que lutar! Hoje vi muitas dessas pessoas desenvolvendo trabalhos que outras, ditas "normais", não executariam com a mesma perfeição, se elas estão lá é porque alguém lhes deu essa oportunidade para mostrar que ser diferente é normal e pode ser até melhor!

Um caso em particular é um homem (não sei especificar de qual defiência ele é portador) que como cobrador faz uma linha interurbana de ônibus na região, pros desavisados o ar é de desconfiança, principalmente se esperam pelo troco, ficam pensando "será que ele sabe contar?" ou se precisam de informação pra chegar em algum lugar, "será que ele é capaz de pensar?". A maioria já se acostumou a ele, sabem que é um bom funcionário, e quando há troco, esperamos que ele atenda os demais (porque ele demora um pouquinho) pra em seguida nos dar o troco certinho!
Eu já tive um certo preconceito, mas depois que desenvolvi um trabalho pedagógico com uma criança com limitações físicas vi o quanto eu era ridícula, são mais raçudos que nós.

7 comentários:

  1. Perfeita a sua observação, Michele. Aqui no Rio de Janeiro, um dos mercados de trabalho para deficientes físicos, muitos dos quais vítimas da talidomida ou poliomielite, era a função de cobrador de ônibus. Infelizmente, a ganância dos empresários aliada a conivência dos governantes que concedem as linhas de ônibus está acabando com a profissão e, ainda por cima, obrigando os motoristas a também exercerem a função de cobradores.

    Uma lástima!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Pimentinha!!!!
    "clap", "clap", "clap", "clap"!!!!
    Meus aplausos por esse post SENSACIONAL!!! Adorei a sua visão e clareza com que chama a nossa atenção por algo que está muito presente em nosso cotidiano! Alguns realmente são ignorados porque muitos preferem não enxergar esses ditos "anormais" como seres tão ou mais humanos do que nós! Falta cultura, inclusive para saber diferenciar isso. Aliás, acho que falta educação e cultura para quase tudo!
    Grande beijo, minha pimenta predileta! Estou mega orgulhosa de você!!!
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Nossa, parabens pela sua postagem. Viu só como os deficientes tem muito mais coisas para nos ensinar?
    Voce mesma aprendeu alguma coisa com a experiencia que teve.
    abçs

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da tua matéria, e sou testemunha que pessoas deficientes podem ter vida normal e produtiva, aqui em minha cidade os supermercados sempre tem vagas para eles e todos eles desempenham lindamente suas funções (surdos,cegos,com sindrome de down e amputados)
    valeu!
    abração

    ResponderExcluir
  5. Grande Michele, é isso mesmo, a hipocrisia reina absoluta, e nós insistimos que não somos hipócritas .... quanta hipocrisia, sobre esse e outros assuntos.

    ResponderExcluir
  6. Por coincidência escrevi sobre superação hoje..

    Muito bom seu artigo, gostei muito.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    A DESVAIRADA

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE BLADE RUNNER, CHOCOLATE, EL NAZARENO- LOVE STORY,- Y- CABALLO,

    José
    ramón...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...