terça-feira, 27 de abril de 2010

Vai achando que toda pimenta é doce!


Aqui em casa o que não falta é pimenta. Meu pai não pode ver que já vai comprando a garrafada da dita cuja, outras vezes ele mesmo prepara e guarda lá com os outros condimentos. Sendo eu a cozinheira-chefe não estou livre de sem querer confundir o vinagre com a garrafa de pimenta, graças a Deus nunca aconteceu de chegar a temperar a alface com pimenta.Particularmente, não sou muito fã desse tipo de fogo. Lembro do meu primo que adorava chupar dedo e pra parar de uma vez com essa mania, minha tia passou pimenta no dedo dele, deu certo até o dia seguinte, quando ele tomou banho e o gosto saiu. Uma pimentinha do reino eu até arrisco, embora eu sempre troque pelo orégano. Ou então a pimenta doce, uma bem verdinha pequena e gordinha, na esquina de onde eu morava tinha uma horta com um pé dessa pimenta e sempre que ia pra escola primária pegava uma e ia comendo como se fosse um doce.

Essa é a pimenta doce Cambuci, docinha que dá gosto!

Claro que hoje eu dancei na pimenta, peguei na garrafa sem querer e em vez de lavar as mãos como sempre faço fui pra correria do fogão, que a panela já estava quase pegando fogo, e como cozinheira sempre tem que se saber se a comida está no tempero certo, fui com o dedão na boca. De repente deu calor, meu buço começou a arder, arder, arder. Fui direto pra pia lavar, passei suco bem docinho em cima e saiu até uma fumacinha! Vai achando que toda pimenta é doce!

Peter ou Pennis Pepper - Ardência 40.000 scoville

Chocolate Habanero, chocolate só no nome, pois além de rara é uma das mais ardidas!
Ardência 580.000 scoville

É um tomate? É uma cereja? Não, é a Pimenta Cherry Bomb!
Ardência 10.000 scoville

Cumari, dizem que passarinho adora, por isso é colhida ainda verde!
Ardência 30.000 a 50.000 scoville

*A escala Scoville foi criada para poder estimar com precisão o quanto uma pimenta pode ser ardida. O processo é científico. A pimenta contém a capsaicina, que é um componente químico que estimula os termoreceptores da pele, sobretudo nas regiões de mucosa. Assim, quanto mais capsaicina houver, mais quente é a sensação.
O valor é dado baseado na dissolução da pimenta e seu princípio ativo.
Assim, uma pimenta que leva nota 200,000 ou mais, indica que ela poderá ser diluída 200.000 vezes até que seu princípio ativo não seja mais percebido.
A pimenta mais ardida do mundo é Naga Jolokia originária da Índia com 855.000 scoville de ardência.

2 comentários:

  1. Amiga, adoro a Cambuci! Faço sempre aqui em casa, na salada ou refogada...hummmm, uma delícia!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Michele,

    Eu adoro pimenta malagueta...Bem, é uma bem popular. Apesar de adorar, quase não conheço muitas pimentas não. Afinal, cada devoto com seu santo.

    Seu artigo, além de dar água na boca, é quase uma introdução a Tratado Contemporâneo sobre Pimenta!!

    Bjs!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...