domingo, 28 de março de 2010

Levanta o seu raminho com mais alegria!


Domingo de Ramos, bora pra missa com o raminho na mão. Uma multidão de fiéis, ainda com sono, todos em pé na praça batendo seus ramos na minha cara, e nas minhas pernas quando se cansavam.
Achei tão triste, Jesus estava chegando e o povo tão desanimado. Todo ano fazemos a mesma coisa porque o povo tem memória curta ou porque gostamos de tradição? Todos os anos deveriam ser como se fossem os primeiros, como se Jesus estivesse chegando no jumento pela primeira vez. Rei, rei, rei, Jesus é nosso rei! "O grito de guerra" ou melhor de paz, mas sem força que eu já vi. De repente todos cansaram da tradição!?
Mas do dinheiro ninguém esquece, nem por um dia, nem mesmo por um minuto! Porque raios o preço do peixe sobe na quaresma? Isso é extorção (assim que escreve?)! Deveríamos comer carne na Sexta-feira Santa só pra terem um prejuízo bem grande. Cadê a fé? E o respeito por ela? A fé está no dinheiro, o respeito não sei donde é que tá.
Tudo bem, eu confesso, que eu também não estava muito animada, acordei de mau-humor com minha mãe tagarelando e acendendo a luz na minha cara, mas my heart estava ali. Tomara que o coração do povo também esteja em Deus Pai, Filho e Espírito Santo nem que seja só um pouquinho! E esses momentos tradicionais são bons pra lembrarmos (mesmos cansados) que não somos onipontentes, que existe algo maior por nós. Muito maior!

*O peixe simbolizava o cristão na antiguidade, por isso a tradição do peixe na Sexta-Feira Santa!
*O tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 é Economia e Vida, cujo lema é "Vós não podeis servir a Deus e ao Dinheiro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...