domingo, 7 de fevereiro de 2010

Companheiras e companheiros, pedagogos e interessados,


Não quero bancar a hipócrita que joga a culpa (de tudo) no governo, mas depois da prova (Concurso de Sumaré) que fiz (ou melhor resolvi, porque ela já veio pronta) hoje, uma idéia que já me martirizava acaba de pedir pra sair. Que provinha mais chulé! Mal redigida, enunciados com inúmeros erros de português, impressa numa folha sulfite qualquer, perguntas sem o menor senso de preocupação com a qualificação do professor, embora eu acredite que uma prova não ateste competência.
Por outro lado, já que vai classificar todo mundo, já que vai terceirizar a confeccção da prova, invista numa avaliação que cumpra com seu objetivo, que segundo os documentos da própria Secretária de Educação é pesquisar o que os professores (ou alunos) sabem. Claro que o documento completa dizendo que a avaliação é processual, não classificatória e é apenas para fins de re-construção e elaboração da metodologia de ensino-aprendizagem de modo que garanta desafios a serem superados e blá blá blá aquela conversa mole que todos sabemos, mas ninguém vê acontecer. Mas damos essa colher de chá pro cês!
Contudo pela apresentação da prova, bem como pelas perguntas transcritas nota-se o grau de preocupação com a educação de nosso município, região, Estado, País. Que tal convocar alguém de renome para ler essa prova antes, porque eu teria vergonha de apresentar algo tão pavaoroso. Termino salientando que gabaritar uma prova como essa ou qualquer outra com fins classificatórios não garante qualidade de ensino. Por isso meu povo, ou melhor, governantes queridos vamos melhorar o negócio, mudar esse sistema aí, nem que seja preciso liberar algum a mais? É só por menos dinheiro no bolso!

*Ainda assim, tomara que eu passe!
*Não estou acusando ninguém, que fique claro.
*Acho que é, por isso, que não deixaram trazermos o caderno de questões pra casa! Vergonha!

Um comentário:

  1. Cara, tem coisas nesse País que a cada dia me dão mais medo .... e olha que não to falando só dos bandidos não ...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...