domingo, 28 de fevereiro de 2010

Toma uma sopa de ortografia, por favor!


Não sou nenhuma doutora em ortografia, nem tenho intenções de criticar quem escreve errado, acredito que o mais importante é se fazer entender. Porém, acho incrível como, não são raras as vezes, em que escrevemos (principalmente no cyberespaço) sem pensar no uso e na estruturação morfológica e sintáxica das palavras. São coisas bobas, mas que denotam práticas equivocadas da gramática por pura falta de (tempo para prestar) atenção.
A sensação que tenho quando me deparo com o mais, palavra que expressa adição, no lugar de mas, que exprime uma relação adversativa, é de pesar. Chego a passar mal, tamanho é o meu desconforto. E quando leio uma frase sem concordância de número? "Existe muitas esperança". Duvido! Só se for a esperança de que eu mesma coloque esta frase no plural. "Para mim fazer" é algo que me irrita menos, mas ainda causa certo desconforto. Eu preferiria que você mesmo fizesse.
No entanto, eu entendo que a confusão se deve a um vício não só gráfico, mas também cultural da linguagem oral. É raríssimo ouvir alguém dizer "mas" sem pronunciar disfarçadamente o i antes do s. Eu mesma tenho um vício gráfico emergente da dúvida, toda vez que vou escrever mau ou mal paro, analiso e quanto mais reflito, mais fico na dúvida. Recorro às minhas anotações: mal é o oposto de bem, enquanto que mau é o contrário de bom, mas tenta guardar isso. Não consigo. Basicamente mau é a pessoa (a coisa) e mal é modo como faço algo, será que acertei? Outra que é quase pegadinha, quase porque nunca me pega, é a diferença entre essa e esta. A primeira designa a pessoa ou coisa que está próxima da pessoa a quem se fala ou aquela de que se falou em penúltimo lugar, enquanto que esta é designativo de pessoa ou coisa que está presente, ou mais próxima de quem fala; ou de pessoa ou coisa de que se falou em último lugar. Esta ou essa eu já sei de cor.
Contudo, me solidarizo com a questão de que o português não é fácil, acredito que seja uma das línguas mais racionalizadas da atualidade. Por outro lado, não precisamos assassinar o português, já que se propõem a escrever não custa nada dar uma revisada no livro de gramática e erradicar de umas vez por todas a redação do mais em vez de mas. Isso me deixa louca! Só a verificação automática da ortografia não adianta viu, ela corrige a morfologia, ou seja, uma palavra que esteja escrita errada. A sintaxe é mais por sua conta e risco!

*Se encontrar algum erro ortográfico, mil desculpas! Tentei saná-los ao máximo que me foi possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...