domingo, 28 de fevereiro de 2010

Notícias de uma Família Especial


Eis que a reproduzo:


Olá,

Quanto tempo não é mesmo? Aqui está uma confusão generalizada! Só conferindo pessoalmente pra entender.

Recebi seu e-mail, fiquei feliz e tentada a responder-te imediatamente, porém meu neto, o Internetês, estava no msn e não há nada que o faça sair dali, nem o Sintáxico. Os tempos mudaram, filho não respeita pai e todo mundo segue a moda. Meu pai falava o mesmo de mim na minha juventude, acho é um mal inerente aos jovens essa revolução ou aversão a tudo o que é do mundo adulto.

Minha filha Grafema está de cabelos em pé com o namorico da Gíria com um Miguxês, diz ela que o rapaz é estranho, um tanto afeminado, sensível ao extremo, ao que parece usa maquiagem, o que não é cem por cento de certeza já que os cabelos vivem caindo sobre os olhos. Quando se ajunta Gíria, Miguxês, Internetês e sua turma não se entende como eles se entendem, o que faz com que Grafema perca a paciência e expulse todo mundo com um balde d'água e imponha a norma culta em tempo integral dentro de casa.

Sugeri que mandasse esses meninos pra casa da minha filha do meio, a Morfema, mas depois do divórcio é um tal de entra e sai de prefixos e sufixos que desconsiderei. O Fonema, meu genro, diz que é a idade. A esperança é a última que morre, então espero. Os jovens são o futuro, não é?

A Pontuação, minha caçula, ainda não casou, só pensa em balada! É outra com quem me preocupo, se pega uma interrogação achando que é só exclamação, eu é que vou ter que correr pra hospital, pra delegacia, pro Intituto Médico Legal.

Ai, estou velha e reclamona! Bem que o Ortográfico havia me dito. Semana que vem é o nosso aniversário de casamento, vem toda a família. O Fonema trará sua banda da época do colégio. Liberei a Pontuação para fazer a trema, mas somente durante a festa. O Substantivo preparará o cardápio, espero que não haja nada muito típico. O Adjetivo cuidará da decoração, rezemos para que a cerimônia não se transforme num carnaval. O artigo se encarregou da segurança, segundo ele não haverá lugar pra uns nesta festa. O Numeral está tratando de recrutar a Família Gramática inteira, de modo que não se esqueça ninguém. Será uma comemoração incrível! Os pronomes vão fazer uma bagunça sem tamanho, criancinhas agitadas e possessivas, não param de brigar por um espaço na hora dos discursos. Haverá os que esquecerão das preposições e conjunções depois de uma dose a mais. O verbo sabe como ele é, será o último a sair, para aquele menino, em dia de festa parece que não tem amanhã, ainda mais em companhia do seu irmão Advérbio. Mas é da interjeição que eu tenho medo, a escandalosa da família, parece líder de torcida com aquela gritaria!

Bom, há jeito pra tudo menos pra morte e já que não tem ninguém morrendo, exceto eu, vai dar tudo certo. Brincadeira, minha saúde está perfeita! Só temo pelo futuro desta Família, que possam se fazer entendidos quando eu não mais habitar este mundo. E pra encerrar quero deixar um abraço bem apertado pra você. Que os desejos contidos neste abraço possam ser repassados a cada pessoa que cruzar o seu caminho. Não se esqueça de mim, hein.


Com carinho,





Gramática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...