sábado, 13 de fevereiro de 2010

Peixe é carne branca, mas peixinho não.

Quem diria que esperar na fila do açougue possa contribuir para seu crescimento cultural? Eu digo: "Esperar na fila do açougue pode ser cultural!".
Hoje fui às compras das despensas da casa com meu pai e aprendi várias coisas na fila do açougue. Como por exemplo, que a pururuca ou torresmo é feita de pele de porco, sempre achei que tinha algo a ver com as galinhas. Que peixe é carne branca, mas o peixinho não, este é um dos cortes localizado na parte dianteira do boi, portanto carne vermelha ótima para cozidos e asados, dizem.
O boi está cheio de outros bichos, o peixinho que eu já comentei, o cupim, o patinho, o lagarto. Tem até a fraldinha do bezerro, ponta de agulha pra furar nossa língua e a paleta de cores do pintor. Tem tudo de tudo! O músculo só da perna, o peito é praticamente o pescoço. Os caras aproveitam tudo até o pé ou pata que dá um caldinho de mocotó, hummm! Mas examinando tudo isso fiquei com uma dúvida, vaca leiteira vai pro açougue? Se for, que a maminha não seja as tetas, mas de alcatra como diz a minha fonte.
Pra provar que tem de tudo mesmo, tem até divisão de classes, uma parte se achando mais que a outra. A alcatra, chã de dentro, contra filé, maminha da alcatra, patinho e a esnobe filé Mignon formam o clã das carnes de primeira. O restante se divide em segundo e terceiro mundo.
Contudo, vamos parar de conversa e partir pro churrasco!?

Tabela completa (nota-se que algumas partes tem até apelido):
1 - Pescoço 2 - Acém 3 - Peito



4 - Paleta, Braço ou Pá
5 - Fraldinha 6 - Filé mignon



7 - Bisteca ou Chuleta
8 - Contra Filé 9 - Músculo



10 - Ponta de agulha 11 - Maminha 12 - Coxão mole ou chã de fora



13 - Lagarto ou Tatu
14 - Patinho 15 - Costela, Pandorga ou Assado



16 - Alcatra (+Picanha) 17 - Capa de filé 18 - Coxão duro ou Chã de dentro



19 - Cupim 20 - Aba do Filé 21- Peixinho ou Coió (fica no braço)

3 comentários:

  1. Muito boa ua ida ao açougue, rsrs.
    Bem esclarecedora sua pesquisa, mas contunou cabreiro com a tal chuleta...Onde fica isso minha gente?
    Rsrsrs,
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar de peixinho! Sua ida ao açougue acabou respingando um pouco de cultura em mim também!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Achei bem interessante conhecer as partes do boi, nunca tinha ouvido falar em "peixinho" fui procurar e encontrei seu blog, mas não consigo ver onde está o numero 21, esse blog ainda existe?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...